quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Matéria interessante sobre biojóias!!!

Acessórios com sementes ganham sofisticação






Colar de semente só é coisa para neo-hippies. Certo ou errado? Quem assistiu ao anúncio da escolha do Brasil para sede das Olimpíadas 2016 já sabe a resposta. Erradíssimo,  Afinal, as atletas brasileiras, naquele evento formal e vestidas com terninhos, usavam colares de semente. No caso, semente de açaí, biojóias obras da designer Maria Oiticica, que mistura materiais naturais brasileiros até com ouro e prata. 

Fim de um preconceito ou uma nova linguagem de design? “Acho que estes acessórios, agora, ganharam um design mais sofisticado, com uso de prata, às vezes até ouro”, explica à criadora. Maria, no entanto, concorda que sempre houve certo preconceito com as sementes, atitude que vem, aos poucos, se modificando. "Se transformou em algo cult. E não é apenas um acessório. Agrega todo um conceito de sustentabilidade, de responsabilidade social”, conta.

As sementes, para serem usadas em jóias e bijuterias, precisam de um tratamento específico. E tem que ser cuidadas, como qualquer objeto. “Como é algo vivo, não devem ser molhadas. Algumas até podem, contanto que sejam secas depois”, orienta ela, orgulhosa de ter suas jóias reveladas para o mundo inteiro no evento olímpico.

Chiara Gadaleta, apresentadora do
 "Tamanho Único" e estilista, acha que a tendência é atual. Sua nova linha de bijuterias, inclusive, se chama "Ser Sustentável por Chiara Gadaleta Klajmic. “Toda peça de moda carrega consigo várias informações, e é por isso que algumas são irresistíveis. No caso das bijus naturais, elas também precisam de algo mais que apenas sementes. Designers como a Maria Oiticica, por exemplo, mesclam elementos da terra com metais sofisticados como prata e ouro e é justamente esse mix que oferece tanta sofisticação, explica. 

A dica da consultora na hora de usar é um look sofisticado. “Opte por roupas clássicas e de bom acabamento. Camisas bem cortadas, calças de alfaiataria, um vestido preto simples, porém elegante, são dicas para quebrar o look hippie e continuar com um ar moderno”, sugere.



terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Receita de Ano Novo Feliz




Para você ganhar um belíssimo Ano Novo...
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.

Não precisa chorar de arrependimento
pelas besteiras consumadas
nem parvamente
 acreditar que por decreto da esperança
a partir de Janeiro as coisas mudem e seja claridade,
recompensa, justiça entre os
 homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um ano-novo que mereça este nome,
você, meu caro, tem que merecê-lo, tem de fazê-lo novo.

Eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

Um maravilhoso Ano Novo para você!