terça-feira, 12 de abril de 2011

Natureza: Descubra Que Você Faz Parte Dela!


Desde a infância aprendemos lições sobre o meio ambiente e a preservação ambiental, mas é chegada a hora de nos mobilizarmos ativamente na busca de soluções para a humanidade.Muitos questionam, porquê meio ambiente?Acaso somos meros observadores e aproveitadores? Não, somos parte integrante do universo. A natureza oferece o sustento, o homem deveria utilizar e devolver a ela sem destruir a sua essência.Este deveria ser o ciclo natural para o equilíbrio do ecossistema.A ecologia relaciona o homem á natureza e, não devemos analisar apenas o meio físico, e sim, levar em consideração a preservação dos valores humanos.
O equilíbrio ecológico é a fraternidade, a harmonia ,e a relação de causa-e-efeito unindo as diferentes formas de vida nos vários reinos da natureza. A ecologia se mostra em nossos relacionamentos e no cotidiano, em nossos pensamentos e emoções.Antes de olharmos para o ecossistema externo é preciso olharmos para o nosso conteúdo interior.
A vida do homem está se tornando cada vez mais complicada e vazia, causando uma série de prejuízos a tudo que o cerca , devido a sua ambição e desrespeito as leis ambientais. Nós influenciamos o ambiente e ele acaba nos afetando, no âmbito social, físico e psicológico. Acuados, estamos nos aprisionando.A crise de valores se reflete em episódios de violência.Aos poucos, vamos nos fechando para o mundo, desperdiçando a oportunidade de vivenciarmos os maravilhosos cenários que a natureza nos proporciona, as lindas praias e as montanhas com seu clima especial.Protegidos da violência, acabaremos “blindando” nossa mente, perdendo a capacidade de ousar nos esportes de aventura, deixaremos de ter uma maneira inteligente, interessante e produtiva de ser.

A humanidade esta com a energia adormecida. A maioria das pessoas não acredita no imenso potencial que tem. Precisamos dar um basta nos ídolos vazios, artistas sem obras, criação do mundo frívolo e da publicidade.
O conhecimento está ficando para trás, sendo as pessoas movidas apenas pela vontade de impressionar os outros pela aparência.O resultado disto é a irresponsabilidade , a decepção e a frustração, ocasionando a falta de auto estima, levando as drogas, a pedofilia e outros males.No jogo da vida o time da solidariedade necessita vencer o da agressividade.
Quem não se preocupa em preservar a natureza é porque tem medo de assumir o seu papel dentro dela.Por isto, tenta se justificar explorando os animais, poluindo os rios, contaminando os alimentos, danificando as matas,etc.A vida de cada pessoa tem conseqüências que se prolongam por muito tempo, e todos nós somos responsáveis pelo futuro das próximas gerações.

A crise ambiental tem mobilizado simultaneamente diversos segmentos da sociedade em busca de um entendimento das causas profundas e das reais dimensões do problema, assim como, de alternativas para a redução da degradação do meio ambiente e seus impactos na qualidade de vida.
As pessoas conscientes procuram um modelo capaz de absorver e considerar toda forma de relacionamento que possibilite o desenvolvimento sustentável.

Sendo assim,o documento Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável( Consórcio CDS/UnB – Abipti –Brasília, 2000, pág.42), elaborado a pedido do Ministério do Meio Ambiente , é uma iniciativa que visa demonstrar estas dimensões, para que melhor possamos compreende-las :

1) Sustentabilidade social: ancorada no principio da equidade na distribuição de renda e de bens, no principio da igualdade de direitos a dignidade humana e no principio de solidariedade dos laços sociais.

2) Sustentabilidade ecológica: ancorada no principio da solidariedade com o planeta e suas riquezas e com a biosfera que o envolve.
3) Sustentabilidade econômica: avaliada a partir da sustentabilidade social propiciada pela organização da vida material.
4) Sustentabilidade Espacial: norteada pelo alcance de uma equanimidade nas relações inter-regionais e na distribuição populacional entre o rural/urbano e o urbano.
5) Sustentabilidade político-institucional: que representa um pré-requisito para a continuidade de qualquer curso de ação a longo prazo.
6) Sustentabilidade cultural: modulada pelo respeito à afirmação do local, do regional e do nacional, no contexto da padronização imposta pela globalização.

A partir do momento que o ser humano se conscientizar da importância de suas atitudes em prol do equilíbrio da natureza, estaremos construindo um mundo melhor em perfeita sinergia com o planeta.