segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Reciclagem e Reutilização


Broche feito a partir de garrafas pet, sacolas descartáveis de supermercado e turquesa
 A palavra reciclagem surgiu no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes mundiais de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis, estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de lixo e de outros dejetos na natureza.
A expressão reciclagem vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
A reciclagem ainda é entendida superficialmente pelas pessoas.
Social e coloquialmente hoje existem dois grandes grupos:
O primeiro grupo é considerado ecológico: é aquele das pessoas que de alguma forma contribuem com a reciclagem e o meio ambiente. Juntam e segregam corretamente metal, vidro, plástico, papel e papelão e fornecem estes materiais para terceiros para ser reciclado, fazendo a sua parte ecológica e de proteção ambiental, além de criarem uma cultura de reaproveitamento.
O segundo grupo é considerado não-ecológico: é o grupo das pessoas que sequer fazem isso, ou seja, não fazem absolutamente nada além de poluir, não contribuem com a reciclagem ou com a reutilização, sequer segregam materiais.
 Anel feito a partir de garrafas pet e pérola de água doce.
A qual grupo você pertence ?
Para o primeiro grupo informamos que reciclar é pouco mais complexo que isso, não basta juntar e transferir o problema (lixo) para terceiros, você não está reciclando, você está somente segregando (separando). É verdade, isso é importante mas não é o suficiente. Temos que nos preocupar, questionar e verificar se o mesmo está sendo recolhido e reciclado corretamente por quem o recolhe. Altere algumas de suas rotinas de consumo, por exemplo, não use sacolas plásticas e sim sacolas de papel, se possível até leve a sua sacola reutilizável, contribuindo, de sobre-maneira, para preservar o meio ambiente. Fazendo este ato simples, menos poluentes serão gerados, menor será a necessidade de reciclagem e estes materiais não entupirão os aterros sanitários, causando problemas sérios ao próprio Homem. Sempre é possível fazer um pouco mais, dê o exemplo e cobre.
Broches coloridos feitos a partir de sacolas descartáveis
Para o segundo grupo solicitamos que acordem para esta nova realidade, reciclar é bom para você, para os seus e para o meio ambiente no qual todos nós vivemos. Não segregando ou reciclando você está destruindo o nosso único planeta, a Terra, local onde todos nós vivemos e não temos outro para alugar. O lixo (não segregado e reciclado) deixado de qualquer forma e em qualquer lugar, entope boeiros, prolifera animais indesejados e doenças, polui a água, o solo e a atmosfera.
Quando uma indústria recicla materiais metálicos, além de estar dando destino a este tipo de poluente, ela está contribuindo para a preservação da mata nativa, da floresta e de mananciais que contenham materiais metálicos virgens, pois reciclando estes podem ser preservados e guardados para momentos mais oportunos e preservando assim as reservas nacionais.
Anéis feitos a partir de garrafas pet e pérolas de rio
 Em comunidades e Países mais avançados, as empresas que reciclam materiais metálicos recebem gratificações por isso, estas gratificações são financeiras e na redução de seus impostos, sem falar no reconhecimento da sociedade, por realizar uma tarefa mais complexa que é reciclar o lixo metálico ao invés de utilizar materiais virgens, mas mais coerente perante o meio ambiente. No Brasil isto ainda não ocorre, mas devido a mobilização de instituições organizadas, projetos governamentais já estão em fase de análise e em breve esta cultura também será adotada em nosso País. Países são pessoas e as pessoas fazem a cultura do povo.