quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tecido é nova opção para reciclar garrafas PET

Calças e paletós confeccionados a partir de tecidos criados do reaproveitamento das fibras de poliéster das garrafas PET e dos retalhos de algodão. Por meio desta idéia, os alunos da Escola Senai “Francisco Matarazzo” de São Paulo (SP), pretendem diminuir o impacto ambiental causado pelos produtos PET, aumentando assim o seu índice de reciclagem, que hoje é de 48%, e aproveitar retalhos de algodão, que na maioria das vezes são descartados.
A produção do tecido ocorre a partir da fiação das tiras cortadas das garrafas PET e da fiação das tiras de algodão. Os fios obtidos formam tecidos resistentes e de bom isolamento térmico, “indicados para a produção malhas comercialmente viáveis, a partir de uma tecnologia simples e de baixo custo”, explica a estudante Sheyla Constantino.
Por meio desta produção, as cooperativas que trabalham com a reciclagem das garrafas PET poderão ampliar sua atuação ou novas cooperativas poderão surgir.
http://aprendiz.uol.com.br/content/swepulomov.mmp
Por Alan Meguerditchian
Estas são peças feitas a partir de garrafas Pet, eu sempre gosto do resultado, o pet parece acrílico!!!!





E vocês o que acharam dessa iniciativa??? Eu adorei!!!!!
Deixem um comentário e façam uma blogueira feliz!!!!!!
Bjs

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tenha consciência ecológica – descarte sacolas plásticas de forma adequada

Leio sempre o blog sacolinhasplasticas.blogspot.com e esse artigo falando das sacolas descartáveis é esclarecedor, aliás todos os artigos publicados no blog são excelentes, são artigos para ler e refletir.
Arcos de cabelo feitos de sacolas descartáveis
As sacolas plásticas contribuem com a saúde pública, evitando que o lixo fique espalhado pelos locais onde é depositado. Esse aspecto é evidenciado por diversas Secretarias da Saúde, que recomendam a sua utilização a fim de evitar que os resíduos urbanos fiquem expostos ao ar livre e atraiam insetos e outros animais que transmitem doenças.

Esse potencial de contenção de contaminação pelo lixo das sacolinhas plásticas fica ainda mais evidente nesta época do ano, quando as chuvas de verão atenuam o calor e invariavelmente causam inundações em diversas cidades, independente de seu tamanho. 

Porém, é fundamental que as sacolas com o lixo sejam dispostas de forma adequada na rua, para que, em casos de chuva, não sejam carregadas pelas enxurradas e terminem entupindo bueiros, fato que contribui com os alagamentos. O lixo deve ser colocado na rua em horários próximos aos da coleta e disposto em lixeiras ou suportes suspensos. 
Arcos de cabelo feitos de sacolas descartáveis
Depois de 21 anos de tramitação, a Política Nacional de Resíduos Sólidos entrou em vigor em 1º de janeiro e intensificará as ações de educação ambiental para melhorar as condições ambientais brasileiras. Para isso, conta com diversas normatizações, entre elas a responsabilidade compartilhada entre governo, indústria e cidadãos na gestão do lixo. 
A nova política impõe multa de R$ 50 a R$ 500 para moradores de cidades que possuam um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e que não separarem o lixo, que deve ser coletado separadamente pelas prefeituras. Neste ponto, as sacolinhas plásticas apresentam-se como grandes aliadas da população, pois podem ser reaproveitadas para o acondicionamento do lixo orgânico, como já é costume para a maioria da população.

fonte: sacolinhasplasticas.blogspot.com
Arcos de cabelo feitos de sacolas descartáveis
Estas são as últimas peças de sacolas descartáveis de supermercado...Vamos usar e reutilizar as sacolas de forma correta e sustentável!!!!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Biojóia - A nova tendência


O que é Biojóia?
Cada vez mais esta palavra está se impondo no mundo do design de jóias e ornamentos.
Colar em sementes de açaí, cascalhos de unikita, ágata verde, pedra do sol, jade oliva 
É o resultado da união de elementos vegetais com metais nobres como o ouro, a prata, pedras preciosas, gemas coradas, pérolas e que transformam sementes, palha, pedaços de madeiras e outros materiais em verdadeiras jóias naturais, tirando partido do que a natureza generosamente nos oferece e  realçando com materiais de joalheria verdadeira.
colar em sementes de açaí e cristal cherry com fecho em macramé 
A Biojóia gerada a partir da criatividade de nossos designers, são jóias que aliam a nobreza do ouro, da prata e das pedras brasileiras, que misturadas artisticamente com sementes de tucumã, açaí, jarina, babaçu, moroto, pau-brasil, coco, couro, penas, ossos, fibras naturais, madeiras e escamas revelam o milagre do imaginário brasileiro.  São criações artísticas e ecologicamente corretas, tipicamente brasileiras, que se utilizam das cores, formas e texturas da riquíssima flora brasileira  para tornar mais belos e acessíveis as jóias e  os adornos destinados a embelezar as mulheres de todo o mundo.

Na área do Biodesigner, já existem profissionais que assessoram artesãos que exploram as matérias-primas básicas da Biojóia para que esta extração se dê dentro dos parâmetros desejados, com cuidados para que não germinem e não contenham fungos, para atingir a qualidade de jóia das peças confeccionadas.
Colar em sementes de açaí, cascalhos de jade e periodoto
Esta nova tendência, ao utilizar-se de materiais oriundos da natureza, belos e selvagens, que antes eram ignorados na confecção de jóias de qualidade, enriquecidos com as maravilhosas pedras brasileiras e sem atentar contra o meio-ambiente, está surpreendendo o mundo com o seu design e criatividade, destacando o Brasil nas Feiras de Jóias internacionais e enlouquecendo a Europa. 
Colar em sementes de açaí, cascalhos de turmalina e cristal de quartzo rosa 
Você verá que os conceitos de que vestir uma jóia era privilégio de poucos e de que necessariamente muito dinheiro deveria ser investido, são coisas do passado.  Nossas Biojóias utilizam-se de técnicas basicamente artesanais em que nossos colares, brincos e braceletes utilizam-se da prata, unem-se à sofisticação de pedras preciosas, tornando nossas peças exclusivas, cheias de charme e com a cara e a cor do Brasil.
S. Matter