quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Biojóias-Design Brasileiro



Entre no clima do verão. Sinta-se chique e brasileira acima de tudo! As biojoias são um must na próxima estação. Produzidas artesanalmente com matérias-primas vindas da Amazônia, as ecobijoux caíram nas graças das mulheres mais elegantes do Rio, São Paulo, Paris e Nova York.



Veja como são feitas e quem são os designers que você precisa conhecer.


Maria Oiticica é amazonense e é a partir de cascas de árvore, frutos secos, sementes e fibras naturais que cria joias e acessórios que fazem sucesso no Brasil e no exterior. Nas suas criações, Maria Oiticica usa matérias incomuns como cascalho de jarina, pedras, sementes de jupati, boca-de-sapo, pupunha e canoinha.


Inspirada na natureza, Oiticica procura sofisticar as matérias-primas orgânicas dando um toque contemporâneo às joias. Sua coleção verão 2010 vem com cores vibrantes como verde cítrico, vermelho, laranja, amarelo e roxo e as peças com formas geométricas - supermodernas!


Entre pulseiras, brincos e bolsas, ela lança os colares de morototó, uma semente que se assemelha a discos de paetê foscos. O adorno é usado como um suspensório sobreposto a t-shirts e vestidos. Um luxo!


Outra designer de biojoia é Patricia Moura. Ela acredita que trabalhar com esse tipo de material a possibilita inovar, já que na natureza nada é exatamente igual. Patricia usa sementes, coco, conchas do mar, madrepérola, abalone, madeira, pedras semipreciosas, bambu, pérola, capim-dourado, entre outros materiais. Essa variedade de riquezas naturais e cores faz com que as joias tenham um alto valor agregado e sejam sucesso absoluto fora do Brasil.


Marcia Gaia, designer, pesquisa tendências de moda para criar peças diferentes com as matérias naturais. O visual de seus designs é rústico, com um toque moderno. As sementes brasileiras mais utilizadas por Marcia são açaí, jarina, olho de cabra, babaçu e olho-de-boi.


Respeito ao meio-ambiente


É importante lembrar que a produção das bijuterias ecológicas respeita o meio-ambiente. Patricia Moura, por exemplo, não usa penas de aves, nem pele de animais. Os recursos oferecidos pela natureza são extraídos de forma sustentável, não interferindo no ecossistema brasileiro. As sementes retiradas do chão são aquelas que não germinaram. O capim-dourado é utilizado de acordo com o ciclo da planta e somente em épocas de colheitas permitidas.


DICAS:


Você pode usar as biojoias no seu dia a dia de forma despojada, com um simples vestidinho ou jeans e camiseta. Também ficam elegantes quando usadas em um evento mais formal ou uma festa. Experimente misturar um belo colar de jarina com um look total preto, ou brincos de murumuru e prata com uma calça de linho cáqui e uma camisa social branca.


Já as joias com sementes açaí são alegres e têm tudo a ver com o calor do verão. São inúmeras as possibilidades. O visual é bem brasileiro e você vai se sentir chique e à vontade, vestindo esta nova tendência. Invista nela!


Fernanda Vasconcelos do site www.bolsademulher.com.br