quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Consumidores estão mais sustentáveis na hora das compras


Pesquisa aponta que o comportamento do consumidor está se tornando mais “verde”, ou seja, as escolhas na hora das compras estão cada vez mais baseadas na sustentabilidade e na origem do produto. As estatísticas valem para o mundo todo e as principais mudanças positivas foram identificadas na Alemanha, China, Estados Unidos, França e Brasil.
Realizado pela Tetra Pak, o estudo foi feito em 10 países com 6.800 consumidores, sendo 200 deles formadores de opinião. A pesquisa mostra que, de 2005 até hoje, aumentou em 28% o número de consumidores que procuram por produtos que fornecem informações ambientais, em 22% os que deixam de comprar um produto por questões ecológicas e em 32% os que passaram a reciclar as embalagens compradas. Reciclagem também passou a ser o quarto fator mais importante na hora de escolher, por exemplo, embalagens de leite e de suco.
A pesquisa ainda aponta que 88% dos entrevistados mostraram preferência por embalagens recicláveis e 59% entendem termos ambientais complexos como “pegada de carbono”. Os números alteram um pouco quando o fator preço é levado em consideração. Cerca de 78% dos consumidores disseram que trocariam o produto tradicional pelo “verde” se o preço fosse o mesmo. Já 74% fariam essa troca, se a qualidade fosse a mesma. Mesmo assim, já existem 28% dos consumidores dispostos a pagar mais desde que o produto seja ecologicamente correto e prejudique menos o meio ambiente. E aí, você faz parte dessa lista?