sexta-feira, 11 de março de 2011

Coleção Amuletos do Brasil

A Amazônia brasileira possui um quarto das espécies vegetais do mundo. São cerca de 30 mil espécies de plantas já catalogadas, sem falar das ainda desconhecidas. Elas têm sementes de variados tamanhos, cores e características, cujo uso em maior escala só foi iniciado muito recentemente. Entre as que vêm sendo mais empregadas, destacam-se as sementes das palmeiras jarina (Phytelephas macrocarpa), também chamada de “marfim vegetal”, e tucumã (Astrocaryum aculeatum), essa com uma aparência que lembra o baquelite.






"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necesário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome." (Mahatma Gandhi)

quarta-feira, 9 de março de 2011

Dia da Mulher

Apesar de ter certeza que o dia da mulher são todos os dias da nossa vida, acho interessante ter um dia especial, recebi várias mensagens lindas e resolvi compartilhar com vcs!!! 
Outra coisa linda é este vídeo do blog da Cris Guerra, feito pela agencia que ela trabalhava em BH (Lápis Raro), foi um vídeo feito em 2008 mais a mensagem é super atual!!!
Gente não sei o que seria do mundo sem as mulheres!!!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Caminho de Santiago de Compostela

Em maio vou realizar um sonho antigo, eu e meu marido faremos a peregrinação de Santigo de Compostela, são 800km uma média de 25km por dia a pé, isso para comemorar os 50 anos de idade dele e 25 anos de casados. Passarei dois meses na Europa mais vou compartilhar com vcs as nossas aventuras através do blog.

A lenda de Santiago

Saída de Rocesvalles (foto da Leila)
Segundo uma lenda muito antiga, após a dispersão dos apóstolos pelo mundo, São Tiago (Santiago) foi pregar as “boas novas” em regiões longínquas, passando algum tempo na Galiza, Extremo Oeste da Espanha, a que os romanos chamaram “Finis Terrae”, por ser o extremo mais ocidental do mundo então conhecido.Ao regressar à Palestina, no ano 44, foi torturado e decapitado por Herodes Agripa e o seu corpo foi mandado para fora das muralhas de Jerusalém.Dois de seus discípulos, Teodoro e Anastácio, recolheram os seus restos mortais e levaram-nos de volta ao ocidente, aportando na antiga cidade de Iria Flávia, a capital da Galiza Romana na costa oeste espanhola, sepultando-o secretamente num bosque chamado Liberum Domum.
Saída de Roncesvalles (foto da Leila)
O aparecimento da vieira ligado ao culto de Santiago, de difícil explicação na longínqua Idade Média, originou desde logo a lenda de que o barco, que trouxera o corpo do Apóstolo Santiago de Palestina até às costas da Galiza, chegara ali coberto de moluscos. A concha da vieira tornou-se desde logo o símbolo do peregrino de Santiago e é usada também para marcar os lugares e sítios relacionados com os caminhos da peregrinação.Entretanto, chamou-se ao lugar onde o santo foi sepultado "Campus Stellae" ou Campo de Estrelas devido à prodigiosa visão do ermitão de San Fiz, de nome Pelágio que vira em noites sucessivas uma estrela iluminando um alto carvalho que sobressaía do referido bosque. Daí deriva o atual nome de Compostela.Avisado das luzes místicas, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro, ordenou que fossem feitas escavações no local, encontrando, assim, uma arca de mármore com os ossos do santo.A notícia espalhou-se e as pessoas começaram a deslocar-se, primeiro dos estados cristãos do norte peninsular, depois de toda a Europa, afim de conhecer o sepulcro, originando assim os Caminhos de Santiago de Compostela.
Santiago de Compostela
Ultreya e Suseya
A conjugação destas duas metas, ULTREYA “para a frente” e SUSEYA “para cima” são condição de votos de sucesso no Caminho de Santiago. A medida que avançamos no caminho, aproximamo-nos cada vez mais de Santiago - " para frente", e mais nos sentimos com o espírito elevado, próximo do templo divino, da mensagem a exemplo de Cristo e de seu Apóstolo mais aguerrido, Santiago, ou seja: "para cima".
Buen Camino!!!!! 
Visitem o blog da Leila que é fantástico http://40diasnocaminhodesantiago.blogspot.com/