segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Reciclagem e Reutilização


Broche feito a partir de garrafas pet, sacolas descartáveis de supermercado e turquesa
 A palavra reciclagem surgiu no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes mundiais de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis, estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de lixo e de outros dejetos na natureza.
A expressão reciclagem vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
A reciclagem ainda é entendida superficialmente pelas pessoas.
Social e coloquialmente hoje existem dois grandes grupos:
O primeiro grupo é considerado ecológico: é aquele das pessoas que de alguma forma contribuem com a reciclagem e o meio ambiente. Juntam e segregam corretamente metal, vidro, plástico, papel e papelão e fornecem estes materiais para terceiros para ser reciclado, fazendo a sua parte ecológica e de proteção ambiental, além de criarem uma cultura de reaproveitamento.
O segundo grupo é considerado não-ecológico: é o grupo das pessoas que sequer fazem isso, ou seja, não fazem absolutamente nada além de poluir, não contribuem com a reciclagem ou com a reutilização, sequer segregam materiais.
 Anel feito a partir de garrafas pet e pérola de água doce.
A qual grupo você pertence ?
Para o primeiro grupo informamos que reciclar é pouco mais complexo que isso, não basta juntar e transferir o problema (lixo) para terceiros, você não está reciclando, você está somente segregando (separando). É verdade, isso é importante mas não é o suficiente. Temos que nos preocupar, questionar e verificar se o mesmo está sendo recolhido e reciclado corretamente por quem o recolhe. Altere algumas de suas rotinas de consumo, por exemplo, não use sacolas plásticas e sim sacolas de papel, se possível até leve a sua sacola reutilizável, contribuindo, de sobre-maneira, para preservar o meio ambiente. Fazendo este ato simples, menos poluentes serão gerados, menor será a necessidade de reciclagem e estes materiais não entupirão os aterros sanitários, causando problemas sérios ao próprio Homem. Sempre é possível fazer um pouco mais, dê o exemplo e cobre.
Broches coloridos feitos a partir de sacolas descartáveis
Para o segundo grupo solicitamos que acordem para esta nova realidade, reciclar é bom para você, para os seus e para o meio ambiente no qual todos nós vivemos. Não segregando ou reciclando você está destruindo o nosso único planeta, a Terra, local onde todos nós vivemos e não temos outro para alugar. O lixo (não segregado e reciclado) deixado de qualquer forma e em qualquer lugar, entope boeiros, prolifera animais indesejados e doenças, polui a água, o solo e a atmosfera.
Quando uma indústria recicla materiais metálicos, além de estar dando destino a este tipo de poluente, ela está contribuindo para a preservação da mata nativa, da floresta e de mananciais que contenham materiais metálicos virgens, pois reciclando estes podem ser preservados e guardados para momentos mais oportunos e preservando assim as reservas nacionais.
Anéis feitos a partir de garrafas pet e pérolas de rio
 Em comunidades e Países mais avançados, as empresas que reciclam materiais metálicos recebem gratificações por isso, estas gratificações são financeiras e na redução de seus impostos, sem falar no reconhecimento da sociedade, por realizar uma tarefa mais complexa que é reciclar o lixo metálico ao invés de utilizar materiais virgens, mas mais coerente perante o meio ambiente. No Brasil isto ainda não ocorre, mas devido a mobilização de instituições organizadas, projetos governamentais já estão em fase de análise e em breve esta cultura também será adotada em nosso País. Países são pessoas e as pessoas fazem a cultura do povo.

7 comentários:

  1. Marília, os anéis estão um luxooo! De babar! Parabéns, querida. Bjo enorme!

    ResponderExcluir
  2. Fantastico tus trabajos, estoy hablando sola con tanta maravilla, doy clase de reciclaje en la actividades de adultos, pero no encuentro saber como realizas esto diseños para enseñarselos hacer.....estoy curiosa por aprender para poder enseñar....aqui en Las Palmas de Gran Canarias, hay mucho que reciclar, botan todo, es impresionante, cuando les enseñas hacer algo de utilidad, se quedan impresionados......un besito

    ResponderExcluir
  3. Olá Marilia!
    Gostei muito do anel, além de politicamente correto, ficou super original.

    Bjs no coração, bons fluidos p/ vc...

    Bia.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marília! Ecologia é uma atitude e você marca a diferença! Bj

    ResponderExcluir
  5. What a material of un-ambiguity and preserveness of valuable knowledge
    about unexpected emotions.

    My page :: www.razapazool.com

    ResponderExcluir

Comentários