quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Moda e Sustentabilidade

Eco-friendly, eco-fashion, roupas recicladas e novos métodos de produção de moda. Tudo sobre o modo alternativo de pensar e fazer aquilo que a gente mais gosta.
Rendas de sacolas descartáveis de Laura Marsden
A palavra da moda é sustentabilidade e a própria moda tem refletido das maneiras mais diversas; seja através da substituição de certos materiais por outros, durante a fabricação de um acessório ou de uma peça de roupa; da reciclagem de materiais na produção de itens ou na customização e posterior reaproveitamento de um jeans.
Rendas de sacolas descartáveis de Laura Marsden
A moda é veloz e as coleções vêm e vão rapidinho. Toda essa produção massificada entulha o ambiente. Nem bem se curte as novas aquisições, há novas opções nas prateleiras e a necessidade de consumo. Toda essa “descartabilidade” custa caro no bolso e para o planeta.

Flores de sacolas descartáveis Arte Viva

Uma das maiores economias do mundo, a indústria têxtil utiliza matérias-primas naturais como a lã e o algodão, mas a preocupação está no uso de materiais sintéticos. Feitas a partir de petroquímicos, são mais baratas e práticas, sua produção, no entanto, é bastante poluente e os artificiais demoram muitos anos para se decomporem.

Bracelete de câmaras de ar de pneus Arte Viva
Nos últimos anos, as indústrias têm procurado meios de produção menos impactantes e utilizado materiais mais duráveis, cuja produção polua menos. A onda eco-fashion, como vem sendo chamada, tem chamado a atenção de grandes empresas e grifes de renome. A preocupação com a qualidade e na produção com os menores ônus para o meio ambiente enseja a tomada de postura por parte dos donos de grandes fábricas.

Pingente de garrafas Pet Arte Viva
A febre é o orgânico, desde as fibras que compõem os tecidos. E alta tecnologia é empregada para o desenvolvimento de fibras com essa característica. O algodão, a juta e o bambu, por exemplo, produzidos sem o uso de pesticidas ou inseticidas e com água reciclada. Tudo isso emprega maior mão de obra, claro, mas ajuda a preservar o planeta.

A maior novidade surge com o trabalho em materiais inusitados como garrafas PET transformadas em tecido e pneus em solas de sapato. As inovações são ilimitadas.
   
Existem Institutos que se preocupam com a divulgação dessas práticas, como o brasileiro Ecotece, da mineira Ana Cândida Zanesco, de apenas 28 anos, que tem sido convidada a discutir questões relevantes sobre consumo sustentável nas mais diversas mídias. Enquanto, multiplicam-se os veículos pensados com essa finalidade, de expor o que se tem feito em prol da sustentabilidade.

Profissionais de moda que se dedicam que além de mudarem comportamentos, formam parcerias com ONGs e utilizam seus próprios sites ou perfis para a divulgação da idéia, como na divulgação de seu projeto Ser Sustentável com Estilo a Chiara Gadaleta que, aliás, discute as questões mais atuais sobre o tema em palestras dentro mesmo de eventos fashion.
Igor Beltrão

Chiara Gadaleta em palestra sobre sustentabilidade
E vocês o que acharam da nova tendência? Vamos aderir!!!!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Coleção Miriade de Francesca Romana com peças em Garrafas Pet

Tenho me preocupado muito com o meio ambiente, a sustentabilidade e a responsabilidade social... Em decorrência disso tenho tentado fazer a minha parte para que o planeta seja preservado, acredito que a medida que cada indivíduo contribui com uma ação sustentável por menor que seja, o resultado positivo será inevitável.

Fico muito satisfeita ao confirmar que muitas outras pessoas estão voltadas para o mesmo pensamento, principalmente quando estas pesoas já fazem parte do mundo fashion da moda. 

Como gosto muito de acessórios exóticos, lindos e cheios de estilo fiquei apaixonada por um colar que a atriz Carolina Ferraz exibiu a algum tempo atrás em uma novela global, o colar é simplesmente divino e exuberante...


Uma criação da talentosíssima Francesca Romana Diana fiquei muito surpresa quando descobri que a matéria prima são as garrafas pet que na grande maioria das vezes são descartadas na natureza sem nenhuma utilização. Vejam que peça divina!!!!



 São criações de um bom gosto incrível, com certeza essas garrafas pet foram reutilizadas de forma muito nobre, eu adorei!!! 


As cores são lindas e a mistura perfeita, com certeza uma ótima opção para o verão que se aproxima, parabéns a Francesca por essa iniciativa tão bem sucedida!!! E vcs o que acharam da idéia??? Podem comentar!!!!