quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sacolas Descartáveis




“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” (Mahatma Gandhi)
Hoje em dia já é de conhecimento de todos que Plásticos são maiores poluentes de oceanos, praias e rios. Os artigos feitos de plásticos, desde as terríveis sacolas de compras, até garrafas, canetas, copos, etc., são considerados grandes poluidores e contaminadores da biosfera.

A reciclagem e a conscientização nunca serão suficientes para deter essa poluição que alcança níveis alarmantes. Só no Brasil por exemplo, são produzidas cercas de 18 bilhões de sacolas plásticas por ano que circulam no País que geram grandes problemas ambientais decorrentes da degradação do plástico, que pode levar até 400 anos.
Como solução ao uso das sacolas plásticas, alguns apostam na produção de sacolas de plástico “biodegradável”, porém este tipo de plástico, chamado de plástico “ecológico”, além de também ser derivado do petróleo, agride o meio ambiente por ter metais pesados em sua composição.
autor: Bruno Pimentel
Estas peças foram criadas a partir das sacolas plásticas de supermercado, são lindas e muito resistentes, acho que é uma ótima alternativa de reutilização desse material tão prejudicial à natureza.
“O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.” (Madre Teresa de Calcutá) 

8 comentários:

  1. Genial, me encanta este tipo de trabajos, me encantaría que me explicaras como lo realizas, es fantástico.......

    ResponderExcluir
  2. Oi, obrigado pelo comentário lá no blog, também respondí lá...

    Abraços daqui. Bons fluídos.

    ResponderExcluir
  3. Peço sua autorização para inserir as informações abaixo que podem ser de alguma valia. Obrigado. Eduardo Van Roost – RES Brasil – www.resbrasil.com.br

    Não existem " metais pesados " nos materiais usados na produção de plásticos biodegradáveis.

    Plásticos oxi-biodegradáveis são normalmente testados segundo a ASTM D6954-04 - Guia Padrão de Exposição e Testes de Plásticos - que degradam no meio ambiente por combinação de Oxidação e Biodegradação.
    Os testes de acordo com a ASTM D6954-04 informam à indústria e aos consumidores o que eles precisam saber - se o plástico é (a) degradável (b) biodegradável e (c) não eco-tóxico.
    Por: Gerald Scott, Professor Emeritus of Polymer Science at Aston University, UK; chairman of the BSI Committee on Biodegradability of Plastics; and chairman of the Scientific Advisory Board of the Oxo-biodegradable Plastics Association
    Fonte: http://www.packagingtoday.co.uk:80/story.asp?sectioncode=42&storycode=60706&c=3
    Outras informações sobre o assunto:
    http://www.rapra.net/consultancy/biodegradable-plastic.asp
    Aditivos oxibiodegradáveis estão em conformidade com as resoluções da ANVISA ( parecer da ANVISA em nosso poder ) e também da norte americana FDA e União Europeía e podem ser utilizados nas embalagens plásticas para contato com alimentos, medicamentos e cosméticos.
    Plásticos oxibiodegradáveis são recicláveis e são reciclados todos os dias no Brasil e no mundo. Além deste fato, laudos mostram a total reciclabilidade deste tipo de plástico sem qualquer prejuízo à cadeia de reciclagem de polímeros plásticos.
    Enquanto isso, plásticos convencionais que não atendem nenhuma norma que ateste degradação, biodegradação e não eco-toxicidade são permitidos. Só queria entender...

    ResponderExcluir
  4. Mari querida, vim agradecer a sua consideração e carinho. Vá sim assistir ao filme Nosso Lar. Tenho certeza que vai adorar, pois ele tem uma dinâmica leve, que faz o expectador, refletir sobre sua própria conduta. Beijos e me conte se gostou.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu trabalho e obrigado pela sua visita em comentários, sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Colorido y original, muy lindo trabajo!

    Saludos.

    http://ecomunieco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Trabalho maravilhoso, eu com certeza usaria uma peça assim.
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo seu trabalho.
    É maravilhoso saber que tem pessoas como vc que fazem arte com coisas que geralmente vão pro lixo(e geralmente na maneira mais imprópria)e ainda concientiza as pessoas do problema ambiental que estamos enfrentando.

    Bjo

    ResponderExcluir

Comentários