segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Matéria Prima utilizada nas peças ARTE VIVA

Estas são algumas sementes utilizadas na criação das peças ARTE VIVA:
JARINA
 Conhecida também como marfim vegetal da Amazônia. A Jarina é uma palmeira nativa da região equatorial das Américas Central e do Sul e é também conhecida como marfim vegetal pela produção de sementes de consistência e coloração semelhantes ao marfim animal. É uma palmeira que possui crescimento lento, algumas delas chegando a ter mais de 100 anos de idade.
JUPATI
 A semente de Jupati é proveniente de uma palmeira cuja altura pode atingir os 45 metros. Os seus frutos são comestíveis e as sementes caem espontaneamente quando atingem o tom de castanho. Dada a sua beleza é muito utilizada na confecção de bijuterias.
AÇAÍ 
É o fruto bacáceo roxo que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome científico é Euterpe oleracea. É uma espécie nativa das várzeas da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia e Acre), assim como em Trinidad e Tobago e nas bacías do Pacífico na Colômbia e no Equador.
INAJÁ
É uma palmeira de até 20m, nativa do Brasil (Da Amazônia ao Centro Oeste). Possui estipe anelado, com ótimo palmito, folhas dispostas em cinco direções, inflorescências interfoliares, frutos com polpa suculenta, comestível, e amêndoa de que se extrai óleo amarelo, também comestível. Também é conhecida pelos nomes de anaiá, anajá, aritá, inajazeiro, maripá e najá.

MURUMURU
A árvore de murumuru possui um tronco que pode variar de 2 à 6 metros de altura, e de 25 à 30 centímetros de diâmetro cheios de espinhos negros e afiados que podem atingir até 12 centímetros de tamanho. A árvore cresce nos solos argilosos, preferencialmente próxima a sombra, mas pode também ser achada em um solo mais fértil. A manteiga de murumuru é rica em ácido oléico promovendo nutrição, emoliência e hidratação para a pele e cabelos.

TUCUMÃ
É uma palmeira que chega a medir até 20 m, geralmente solitária, de estipe com faixas de espinhos negros, folhas ascendentes, inflorescência ereta e frutos amarelos com tons avermelhados.
É uma palmeira nativa da Colômbia e de Trinidad ao Brasil, especialmente dos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia, sendo explorada ou cultivada por seu palmito e frutos comestíveis, pela sua madeira, usada para fazer brincos, pelo óleo das sementes, utilizada em cozinha, e também pelas folhas, das quais se extrai fibra de tucum, usualmente em redes e cordas que resistem à água salgada.

"TERRA É INSULTADA E OFERECE FLORES COMO RESPOSTA"
Em breve estarei postando sobre as pedras e cristais!
Grande Bj e muita sorte para todos nós!!!

2 comentários:

  1. Oi Marilia!

    Todas sementes que trabalho na Jubiart e mais um pouco... rsrs
    De vez em quando post informações científicas, fisioterápicas e alimentícias das sementes em meu blog.

    Conhecimentos nunca é demais...

    Beijos nesta alma verde.

    ResponderExcluir

Comentários