segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tenha consciência ecológica – descarte sacolas plásticas de forma adequada

Leio sempre o blog sacolinhasplasticas.blogspot.com e esse artigo falando das sacolas descartáveis é esclarecedor, aliás todos os artigos publicados no blog são excelentes, são artigos para ler e refletir.
Arcos de cabelo feitos de sacolas descartáveis
As sacolas plásticas contribuem com a saúde pública, evitando que o lixo fique espalhado pelos locais onde é depositado. Esse aspecto é evidenciado por diversas Secretarias da Saúde, que recomendam a sua utilização a fim de evitar que os resíduos urbanos fiquem expostos ao ar livre e atraiam insetos e outros animais que transmitem doenças.

Esse potencial de contenção de contaminação pelo lixo das sacolinhas plásticas fica ainda mais evidente nesta época do ano, quando as chuvas de verão atenuam o calor e invariavelmente causam inundações em diversas cidades, independente de seu tamanho. 

Porém, é fundamental que as sacolas com o lixo sejam dispostas de forma adequada na rua, para que, em casos de chuva, não sejam carregadas pelas enxurradas e terminem entupindo bueiros, fato que contribui com os alagamentos. O lixo deve ser colocado na rua em horários próximos aos da coleta e disposto em lixeiras ou suportes suspensos. 
Arcos de cabelo feitos de sacolas descartáveis
Depois de 21 anos de tramitação, a Política Nacional de Resíduos Sólidos entrou em vigor em 1º de janeiro e intensificará as ações de educação ambiental para melhorar as condições ambientais brasileiras. Para isso, conta com diversas normatizações, entre elas a responsabilidade compartilhada entre governo, indústria e cidadãos na gestão do lixo. 
A nova política impõe multa de R$ 50 a R$ 500 para moradores de cidades que possuam um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e que não separarem o lixo, que deve ser coletado separadamente pelas prefeituras. Neste ponto, as sacolinhas plásticas apresentam-se como grandes aliadas da população, pois podem ser reaproveitadas para o acondicionamento do lixo orgânico, como já é costume para a maioria da população.

fonte: sacolinhasplasticas.blogspot.com
Arcos de cabelo feitos de sacolas descartáveis
Estas são as últimas peças de sacolas descartáveis de supermercado...Vamos usar e reutilizar as sacolas de forma correta e sustentável!!!!

2 comentários:

  1. amei essas tiaras...amei a ideia...estão de parabéns! Vocês não ensinam a fazer?

    ResponderExcluir
  2. Vera,
    Desculpe a demora em responder mais ainda não tinha visto seu comentário... me envia um email que te explico mais ou menos como se faz...é bem simples!!! Acho que dá pra explicar por email.
    Bj e obrigada pelo comentário viu!!!!♥

    ResponderExcluir

Comentários