segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Consumo Sustentável

Pesquisando hoje sobre o Consumo Sustentável me deparei com um conceito muito interessante sobre esse tema na Wikipédia

Sabemos hoje em dia, que a crise ecológica mundial também é resultado de um consumo sem sentido e inconsciente atualmente presente em muitas sociedades modernas. Podemos afirmar que a crise ambiental também é responsabilidade do consumidor, já que ele também é responsável pelo pós-consumo do produto com o descarte. Mas essa crise também se deve porque a decisão de um consumo ecológico ainda está no âmbito pessoal, da educação e percepção individual, a qual o consumidor pode querer seguir ou não.


O consumo já é o maior desafio ambiental do presente século, já que teremos uma nova e crescente classe média dos países emergentes como Brasil, China, Índia que agora podem e querem consumir como os americanos, mas ainda não são totalmente conscientes sobre o impacto do seu estilo de vida no ambiente.
A educação ecológica em uma escala global será o grande desafio deste século.

O consumo sustentável baseia-se na idéia de que o planeta não pode suportar os velhos padrões utilizados nas últimas décadas para a extração, produção, comercialização e descarte de bens. Quando se fala sobre consumo sustentável, sabemos que as pessoas não vão parar de consumir, mas precisam fazer isso de forma muito mais consciente e também reduzindo o seu consumo.Consumir de maneira sustentável significa consumir melhor e menos levando em consideração os impactos ambientais, sociais e econômicos das empresas e dos seus produtos (cadeias produtivas).




Este consumo precisa ser sustentável em todos os sentidos: desde a compra, uso e até o descarte. É importante questionar-se sobre o consumo pessoal sempre, como pode ser reduzido e melhorado em qualidade.




A Terra possui em 2009 6,8 bilhões de habitantes - o dobro desde a década de 1960 e quatro vezes o que havia há apenas um século. A população humana continua a se expandir mais de 200.000 pessoas por dia, o que significa aumento significativo de novos consumidores. Com países como Brasil e Índia aumentando a demanda por bens de consumo, a expectativa é que apenas uma mudança significativa em hábitos de consumo aliada às novas formas de produção poderá, de alguma forma, provocar uma mudança benéfica.  

fonte: WikipédiA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários