quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Moda e Sustentabilidade

Eco-friendly, eco-fashion, roupas recicladas e novos métodos de produção de moda. Tudo sobre o modo alternativo de pensar e fazer aquilo que a gente mais gosta.
Rendas de sacolas descartáveis de Laura Marsden
A palavra da moda é sustentabilidade e a própria moda tem refletido das maneiras mais diversas; seja através da substituição de certos materiais por outros, durante a fabricação de um acessório ou de uma peça de roupa; da reciclagem de materiais na produção de itens ou na customização e posterior reaproveitamento de um jeans.
Rendas de sacolas descartáveis de Laura Marsden
A moda é veloz e as coleções vêm e vão rapidinho. Toda essa produção massificada entulha o ambiente. Nem bem se curte as novas aquisições, há novas opções nas prateleiras e a necessidade de consumo. Toda essa “descartabilidade” custa caro no bolso e para o planeta.

Flores de sacolas descartáveis Arte Viva

Uma das maiores economias do mundo, a indústria têxtil utiliza matérias-primas naturais como a lã e o algodão, mas a preocupação está no uso de materiais sintéticos. Feitas a partir de petroquímicos, são mais baratas e práticas, sua produção, no entanto, é bastante poluente e os artificiais demoram muitos anos para se decomporem.

Bracelete de câmaras de ar de pneus Arte Viva
Nos últimos anos, as indústrias têm procurado meios de produção menos impactantes e utilizado materiais mais duráveis, cuja produção polua menos. A onda eco-fashion, como vem sendo chamada, tem chamado a atenção de grandes empresas e grifes de renome. A preocupação com a qualidade e na produção com os menores ônus para o meio ambiente enseja a tomada de postura por parte dos donos de grandes fábricas.

Pingente de garrafas Pet Arte Viva
A febre é o orgânico, desde as fibras que compõem os tecidos. E alta tecnologia é empregada para o desenvolvimento de fibras com essa característica. O algodão, a juta e o bambu, por exemplo, produzidos sem o uso de pesticidas ou inseticidas e com água reciclada. Tudo isso emprega maior mão de obra, claro, mas ajuda a preservar o planeta.

A maior novidade surge com o trabalho em materiais inusitados como garrafas PET transformadas em tecido e pneus em solas de sapato. As inovações são ilimitadas.
   
Existem Institutos que se preocupam com a divulgação dessas práticas, como o brasileiro Ecotece, da mineira Ana Cândida Zanesco, de apenas 28 anos, que tem sido convidada a discutir questões relevantes sobre consumo sustentável nas mais diversas mídias. Enquanto, multiplicam-se os veículos pensados com essa finalidade, de expor o que se tem feito em prol da sustentabilidade.

Profissionais de moda que se dedicam que além de mudarem comportamentos, formam parcerias com ONGs e utilizam seus próprios sites ou perfis para a divulgação da idéia, como na divulgação de seu projeto Ser Sustentável com Estilo a Chiara Gadaleta que, aliás, discute as questões mais atuais sobre o tema em palestras dentro mesmo de eventos fashion.
Igor Beltrão

Chiara Gadaleta em palestra sobre sustentabilidade
E vocês o que acharam da nova tendência? Vamos aderir!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários