sábado, 28 de novembro de 2009

Continuação do artigo sobre as "Sementes Ornamentais do Brasil"

Hoje vou postar a continuação do artigo que postei ontem, acho super importante todos conhecerem a essência da arte de criar peças e adornos a partir de matérias primas naturais e únicas.



Um grande abs a todos e sorte sempre!!!!!







O segundo capítulo de “Sementes ornamentais do Brasil” mostra a relação entre as sementes e a moda e o terceiro explora o seu uso em trabalhos de artesanato. Brotam destes dois textos informações sobre a impressionante variedade de tamanhos, com catalogação inédita no mercado editorial, cores e texturas das chamadas gemas naturais brasileiras, cuja utilização como matéria-prima para a fabricação de biojóia tem crescido no país de maneira exponencial. Dentre as imagens, belas fotos de jóias criadas por designers do quilate de Monica Carvalho, Maria Oiticica, Cliu Assef, Lucia Guinle, Angelsea
Camargo, o Projeto Pacová, Suzana Rodrigues, Teresa Brennand e Claudia Duarte.



No momento em que se aproximam da moda, sofrendo mudanças num ritmo mais rápido, as jóias tornam-se também mais democráticas, atingindo uma ampla gama de consumidores. As jóias e bijuterias produzidas com sementes representam a materialização da idéia de peça única, especial, fora de série.


 A biojóia conserva o mistério de suas origens na sua própria textura. Não importa quão longa, ou sofisticada possa ter sido sua trajetória dos igarapés da Amazônia às vitrines de Paris, ela conserva uma mística original.


O livro faz um alerta sobre a necessidade de preservação do muito que ainda resta da maior floresta tropical do mundo: as sementes simbolizam aquilo que é agora destruído na ignorância da barbárie ambiental em que se transformou o laissez-faire na Amazônia. As gemas da floresta podem contribuir para ressemear um conhecimento e um apreço pela natureza que já foram grandes.
E conclui: é comovente que tenham sido as mulheres, como a pintora Maria Sybilla, no século XVII, que descobriram a recôndita beleza das sementes como objeto de arte plástica, ultrapassando os limites do artesanato ou das artes aplicadas.


Nesta linha, não surpreende, portanto, que tenha sido de uma mulher – Francisca Portinari Leão – a iniciativa desta obra de história, moda, pesquisa e catalogação, por meio da qual se conhece um pouco mais do Brasil e dos brasileiros.


Sementes Ornamentais do Brasil
Reler Editora
Curadora: Francisca Portinari Leão
Texto: Julio Bandeira, Maria do Carmo Rainho
Projeto Gráfico: Victor Burton
Fotos: Sérgio Pagano
144 páginas
R$ 98,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários